Drei Brasilianische Helden - A história de Heróis Brasileiros quase esquecida no Brasil.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Drei Brasilianische Helden - A história de Heróis Brasileiros quase esquecida no Brasil.

Mensagem por Imago Mortis em Seg Jun 22, 2015 5:42 pm

Quem adentra nos dias de hoje as instalações do 11.º Batalhão de Infantaria de Montanha, o nosso querido "Regimento de São João" e observa, atentamente, o pátio de formatura, encontrará no seu lado esquerdo, um monumento composto de 4 pedras, adormecidas sobre um belo e bem cuidado jardim, onde, ao seu lado, está um fuzil fincado ao solo com um capacete de aço, símbolo da morte que aconteceu em combate. O mais atento observará, ainda, que, nas três pedras frontais, em cada uma delas, está colocada uma placa com o nome de três soldados: ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ.



Mas afinal, quem são eles? Porque mereceram tão grandiosa homenagem? O que fizeram para que seus nomes fossem eternizados?...


O palco é o Teatro de operações da Europa no dia 14 de abril de 1945, esse era o Segundo escalão da Força Expedicionária Brasileira e a missão era conquistar a cidade de Montese.

Era considerada uma região de difícil acesso devido às fortificações alemãs construídas durante o período que perdurou a Linha Gótica. As tropas alemãs encontravam-se na posse da região de Montese, tendo como fronteiras as Províncias de Modena e Bolonha. O 11º RI tinha a missão de fazer o primeiro ataque contra as defesas Alemães com 2 pelotões, o primeiro atacaria as posições fortificadas e após ficar temporariamente detido conquistou seu objetivo, o Segundo pelotão foi detido em um campo minado sento castigado pela concentração do fogo de artilharia . Neste ataque, seu comandante foi atingido mortalmente na cabeça. Devido a estes contratempos o objetivo definido para o 2º Pelotão não foi atingido.

Foi em meio a este cenário de caos que, desgarrados do Segundo pelotão, os Soldados Arlindo, Geraldo e Baêta esses corajosos pracinhas mineiros se viram frente a frente com uma companhia Alemã composta de aproximadamente 100 homens. Que a todo momento gritava aos Brasileiros ordens de rendição.
Imediatamente, o Soldado ARLINDO, atirador de fuzil automático, localiza a resistência inimiga e num gesto de grande bravura, levanta-se e sobre ela despeja seis carregadores da sua arma, obrigando-a a calar-se.

Geraldo e Baêta não param de atirar. Eram três pracinhas contra uma tropa de grande número. Tropa essa que pensava estar enfrentando uma outra de efetivo igual ou superior ao seu, pois os intrépidos brasileiros não paravam de atirar. Atiraram até a munição acabar. ARLINDO é ferido mortalmente por um franco atirador inimigo, enquanto GERALDO é atingido por um cruel estilhaço e BAÊTA recebe um tiro certeiro...

De repente, o silêncio se fez presente...
E sobre o solo lá estavam três corpos empunhando seus fuzis... Fuzis que estavam com as baionetas caladas, demonstrando que nossos heróis partiram para o assalto, tendo a certeza de sua morte.

O comandante alemão, observando os três corpos já sem vida, reconheceu neles o sacrifício... Nunca vira tamanha demonstração de coragem! E, deixando seu orgulho prussiano de lado, mandou que seus homens cavassem três covas rasas e, pegando alguns pedaços de madeira, fez uma cruz e nela escreveu: " DREI BRASILIANISCHE HELDEN ", que em português quer dizer: "TRÊS HERÓIS BRASILEIROS".

Hoje a coragem desses pracinhas é mais reconhecida no exterior que em nossa terra pátria, na Itália, todos os anos no dia 25 de abril os italianos comemoram o Dia da Libertação. Até hoje relembram, com entusiasmo e gratidão, a maneira como foram tratados pelos seus libertadores, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, na cidade de Vergato foi inaugurado em 2007 um monumento aos três Heróis tombados na batalha de Montese e a banda de Heavy Metal da Suécia Sabaton lançou no seu álbum "Heroes" a canção "Smoking Snakes" sobre esse ato de coragem dos Brasileiros no Front.

==========================================================

Inauguração do Monumento aos Três Heróis Brasileiros em Vergato


Sabaton - Smoking Snakes (Legendado Português)


A banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada toca Smoking Snakes (O Exército reconhecendo a justa homenagem)


Na Vila de Montese - Itália, crianças de uma Escola local cantam a Canção do Expedicionário.

_________________
avatar
Imago Mortis
Historiador
Historiador

Mensagens : 6
Pontos : 872
Data de inscrição : 18/06/2015
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Drei Brasilianische Helden - A história de Heróis Brasileiros quase esquecida no Brasil.

Mensagem por Wagner_Esteio__Br em Seg Jun 22, 2015 6:02 pm

Eles merecem pelos feitos realizados. o7
avatar
Wagner_Esteio__Br
Comandante
Comandante

Mensagens : 55
Pontos : 964
Data de inscrição : 16/06/2015
Idade : 34
Localização : Esteio/RS

Ver perfil do usuário http://latrack.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum